Florianópolis perdeu nove lugares no Ranking Saneamento Básico 2018

Na última quarta-feira, 18 de abril, o Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados divulgou o Ranking do Saneamento Básico 2018. Os indicadores do estudo levam em consideração os dados disponibilizados pelo Ministério das Cidades através do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Em Santa Catarina foram avaliados Florianópolis, Joinville e Blumenau. Atualmente na 58ª posição, a capital catarinense perdeu nove lugares no ranking. E ao subir cinco posições no ranking, Blumenau foi a única cidade entre as três avaliadas em SC com melhora nos resultados.

O atendimento total de esgoto em Florianópolis ficou em 60,25%, enquanto o índice entre esgoto tratado e água consumida atingiu 44,55% e o indicador de investimento versus arrecadação alcançou 22,46%.

Joinville também houve piora nos resultados de água e esgoto de um ano para o outro. O município foi da 73ª posição em 2017 para a 81ª em 2018. Parcela considerável desse contexto é justificada pelo baixo atendimento de esgoto: 30,03%. Cerca de 22,9% é o índice entre esgoto tratado e água consumida.

O município do Vale do Itajaí encontra-se hoje no 60º lugar. No entanto, o atendimento total de esgoto ainda está em 38,16% e o índice de esgoto tratado por água consumida em 26,88%. Por outro lado, a comparação entre investimento e arrecadação em 47,71% – a maior entre os três municípios de SC.

Compartilhe com seus amigos!